Coronavírus: Europa deverá fechar as fronteiras em breve

Considerada novo epicentro da pandemia do novo Coronavírus, a Europa deverá fechar as suas fronteiras em breve. O anúncio foi feito em vídeo divulgado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, nesta segunda (16/03). Ainda não há informações de quando a medida será implantada, mas pessoas com viagem para a Europa devem lembrar que poderão ficar “presas” no continente quando essa medida for implementada.

Veja todas as informações sobre a pandemia de Coronavírus e como isso afeta os viajantes no nosso especial

Ursula afirmou que levará a sugestão, como tentativa de diminuir a expansão da Covid-19 nos países do bloco, para a reunião do G7 que será realizada nesta terça (17/03) – Em virtude da pandemia, a reunião do G7 será feita por videoconferência. A ideia é que a Europa feche as suas fronteiras por um período mínimo de 30 dias, podendo ser prorrogados. As restrições só não atingirá residentes de longa duração na UE, parentes de cidadãos europeus e diplomatas, assim como profissionais da saúde.

Segundo informações divulgadas pela imprensa, a medida afetará 30 países, todos os Estados membros da UE, exceto a Irlanda, e os quatro países fora da UE que fazem parte da área de Schengen. A Irlanda e o Reino Unido, em tempos de Brexit, não estariam incluídos na decisão, mas seriam encorajados a também adotar a medida. Porém o governo do Reino Unido está sendo duramente criticado por não adotar medidas drásticas para conter o avanço do novo Coronavírus.