Como é viajar na executiva do A350 da Latam na rota Guarulhos – Paris

Na nossa última viagem a capital francesa, fizemos a rota Guarulhos – Paris a bordo da Premium Business (classe executiva) da Latam, em uma aeronave modelo Airbus A350-9. Uma experiência que teve seus pontos positivos, principalmente no quesito estrutura e equipe, mas também teve pontos fracos, como o serviço de bordo.

Primeira companhia aérea das Américas e quarto do mundo a receber o modelo da aeronave, o Airbus A350-900 XWB foi a aeronave que nos levou partindo do aeroporto internacional de São Paulo até Paris. Com uma fuselagem extralarga, a cabine da aeronave é mais espaçosa. As janelas panorâmicas (maiores que as de outros modelos), a iluminação moderna e o sistema de gerenciamento do ar proporcionam uma viagem mais aconchegante.

Na classe executiva da Latam, denominada Premium Business, essa aeronave oferece 30 assentos dispostos em 2-2-2. Os assentos são full flat, com reclinação de 180 graus, e com bom espaço lateral. Além disso, o fato dos pés não ficarem presos dentro de uma espécie de caixa (que acontece em outras business que já viajamos), também aumenta a sensação de conforto e ajuda no descanso durante o voo. A companhia oferece roupa de cama e kit amenidades para completar o bem-estar.

executiva-do-A350-da-Latam

Para os momentos que estamos acordados, o sistema de entretimento é oferecido na classe executiva do A350 da Latam em tela wildescreen de 18 polegadas. Com boas opções de filmes, séries, documentários, música e jogos essa parte garante um voo igualmente confortável para quem fica a maior parte do tempo acordado. As tomadas disponibilizadas para uso são excelentes mas a localização próxima ao encosto dificulta a utilização. Senti falta também de mais locais para apoiar nossos pertences, tendo apenas uma gaveta abaixo do descanso dos pés, perfeita para guardar sapatos. Mas poderia ter mais opções.

Apesar de uma forma geral a parte estrutural e o atendimento por parte da equipe (para mim sempre um ponto alto nos voos internacionais da Latam) ser excelentes, por se tratar de uma classe executiva na rota Gaurulhos – Paris, que é uma das mais importantes da companhia, o serviço de bordo deixou a desejar. Fomos recebidos com o usual welcome drink, mas a parte de alimentação está abaixo do esperado. A começar pelo serviço feito através de carrinhos (o que já está ultrapassado em serviço de bordo de classe executiva) e com a comida sendo servida toda ao mesmo tempo. Essa prática comum em classe econômica (até pelo tamanho da cabine) está cada vez mais em desuso quando falamos de classe premium. O viajante que paga mais caro quer um atendimento personalizado, com refeição sendo servida literalmente em etapas. O sabor da comida não estava ruim, mas as opções era um pouco básicas e o café da manhã, por exemplo, foi fraco.

executiva-latam-garulhos-paris

Somados todos os prós e contras da nossa experiência na classe executiva do A350 da Latam na rota Guarulhos – Paris, foi boa. Mas a companhia precisa urgente rever o serviço de catering a bordo para se igualar as executivas melhores que fazem viagem para a Europa.