Por que o FBI alertou para não carregar celular nos aeroportos?
No início do mês o FBI (polícia federal dos EUA) emitiu um alerta para não carregar celulares em aeroportos. O anúncio deixou muitos viajantes preocupados já que com o uso cada vez mais intenso do aparelho é muito comum aproveitar a espera pro embarque para dar uma carga na bateria.
Segundo a polícia, “indivíduos mal intencionados descobriram formas de usar portas USB públicas para introduzir malware e programas de monitoramento de aparelhos”. O alerta serve também para pontos similares que existem em hotéis, atrações turísticas, eventos e shoppings.
Avoid using free charging stations in airports, hotels or shopping centers. Bad actors have figured out ways to use public USB ports to introduce malware and monitoring software onto devices. Carry your own charger and USB cord and use an electrical outlet instead. pic.twitter.com/9T62SYen9T
— FBI Denver (@FBIDenver) April 6, 2023
Leia também: Já pensou pedir delivery na área de embarque do aeroporto?
O malware instalado pode travar um aparelho ou exportar dados pessoas e senhas para os criminosos. Em caso de uso recomendam trocar senhas importantes e manter os softwares atualizados para evitar que o invasor possa “te seguir”.
O FBI sugere que os viajantes levam carregadores portáteis consigo na hora de embarcar para evitar carregar celular nos aeroportos. Sendo necessário usar o espaço público, a recomendação é levar seu próprio cabo e optar por tomadas no lugar das entradas USB.
O alerta destaca ainda que ao usarem portas USB os usuários devem ficar atentos a mensagens na tela que autorizam ou oferecem “compartilhar dados” ou “apenas carregar”, tendo que selecionar apenas a recarga.