Festivais de Verão da Alemanha oferecem programação diversificada
O verão europeu costuma ser marcado por muitas festas. Em países com muito frio no inverno, como a Alemanha, essa época do ano é ainda mais celebrada com a oportunidade de curtir diversos eventos a céu aberto. Os Festivais de Verão da Alemanha têm ópera, festas temáticas, Bienal da Arte entre outros, que animam os alemães e visitantes a curtir o que o país tem a oferecer nesse período do ano.
Até 18 de setembro a capital Berlim recebe a Bienal de Arte Contemporânea, que acontece a cada dois anos. A exposição leva os melhores trabalhos de artistas internacionais para diversos locais da cidade. Oferece ainda espaço para experimentação artística, oportunidade para jovens talentos de comunicarem com o público em geral e, ao mesmo tempo, aponta as tendências mais recentes do mundo das artes. Já em Frankfurt, de 26 a 28 de agosto acontece o Festival dos Museus de Frankfurt, que atrai cerca de 3 milhões de visitantes com uma programação que mescla arte, cultura, música e gastronomia – tanto dentro quanto fora dos edifícios.
Já em Dresden, de hoje até 28 de agosto, acontece o maior Festival de Cinema ao ar livre da Alemanha. A maior tela do mundo (448 metros quadrados), às margens do Rio Elba, exibe cerca de 60 sessões de filmes com estreias nacionais e internacionais. O espaço para 3.300 pessoas (400 delas em assentos cobertos e disputados) ainda recebe show de artistas aclamados como R.E.M. De 15 a 24 de julho o clube de tiro St. Sebastian, de Düsseldorf, celebra seu patrono com o maior parque de diversões do Reno, ocupando uma área de 165 mil metros quadrados que recebe todos os anos mais de 4 milhões de visitantes. O destaque fica ainda pela marcha histórica de 3 mil artilheiros uniformizados e carruagens levadas por cavalos. O espaço do evento, Green Hill, foi construído de acordo com as especificações de Wagner feitas no século 19. Ainda às margens do Reno, em cinco datas ao longo do ano (quatro delas durante o verão – 2 de julho, 13 de agosto, 10 e 17 de setembro) acontece a famosa queima de fogos de artifício do Reno. O ápice ocorre no Parque Rheinaue, em Bonn. O Festival do Lago Maschsee convida, entre 27 de julho e 14 de agosto, para passeios e dança às suas margens, além de viagems de barco e natação a luz de tochas. A programação cultural também inclui shows gratuitos e atrai cerca de 1,8 milhão de visitantes.
Para os amantes da ópera, até o dia 31 de julho acontece o Festival de Ópera de Munique. Fundando em 1875 é o festival mais antigo do mundo em funcionamento contínuo. Apesar de ter o Teatro Príncipe Regente como seu palco principal, o encerramento acontece com uma grande ópera ao ar livre e entrada gratuita para mais de 10 mil pessoas na Praça Max-Joseph-Platz. Fãs das óperas de Richard Wagner vão ao Festival de Bayreuth que foca anualmente em um aspecto diferente dos trabalhos mais importantes do compositor. Até 31 de julho, também acontece uma série de concertos, peças de teatro e óperas no Festival do Castelo de Heidelberg. Nos últimos anos alguns sucessos como “O Nome da Rosa”, “Carmina Burana” e “Ronja, Filha do Ladrão” foram especialmente montados para o local. Também plural, o Festival Internacional do Danúbio enche os dois lados do Rio nas ciddes de Ulm e Neu Ulm para uma programação que vai do jazz ao pop, assim como exposições, eventos literários, teatro e dança.
Pouca gente lembra, mas Elvis Presley viveu na Alemanha por dois anos quando cumpriu serviço militar. A fama do cantor rendeu uma praça com um busto em Baud Nauheim, onde ele morou, e uma série de pontos de visitação. É nessa cidade alemã também que acontecerá de 19 a 21 de agosto o Festival Homenagem a Elvis Presley, onde sessões de cinema, desfile de Cadillacs e competições musicais lembram o ídolo. A partir de 09 de setembro, durante um mês, músicos renomados oferecem interpretações geniais das composições de Beethoven no Festival de Beethoven, que acontece na cidade natal do compositor – Bonn. Outro aspecto do legado do compositor, que inclui curtas e instalações, pode ser visto no projeto “Look at Beethoven”, que também integra a programação.
E claro, o mais famoso festival alemão que esse ano acontece entre 17 de setembro e 03 de outubro. Cerca de sete milhões de pessoas visitam Munique para a Oktoberfest. É uma verdadeira peregrinação rumo ao maior festival de cerveja do mundo, onde tudo é grande: dos milhões de frangos assados aos 10 mil assentos nas tendas aos outros milhões de litros da bebida. Com mais de 200 anos de tradição, o festival mantém a alma bávara apesar do tamanho. As festividades são tradicionalmente inauguradas pelo prefeito da cidade, que prova o primeiro barril e grita: “O’zapft is!”