Gastronomia em centros culturais de Barcelona

Barcelona se orgulho de sua rica herança culinária. Carnes, queijos, hortaliças e frutas vêm do campo; já o oceano oferece uma grande variedade de peixes e frutos do mar. Além de apresentar ótimos restaurantes, os centros culturais de Barcelona também são ótima opção para quem quer uma verdadeira experiência gastronômica.

Os principais museus da cidade têm cafeterias e alguns até oferecem uma experiência gastronômica completa. Um dos destaques é o cardápio elaborado pela chef Fina Puigdevall, de duas estrelas Michelin, em Òleum, o restaurante do Museu Nacional de Arte da Catalunha é perfeito para quem gosta de uma refeição com vista. O restaurante do Museu da História da Catalunha (Palau de Mar – foto de capa), 1881 por Sagardi, oferece uma vista maravilhosa do porto e serve cozinha mediterrânica tradicional. Outra ótima indicação é o restaurante da Fundació Miró no Parc de Montjuïc, com o seu próprio terraço e jardim, situado num edifício vanguardista desenhado por Josep Lluís Sert.

Outros locais muito frequentados pelos locais são o restaurante La Pedrera, considerado uma joia do legado de Gaudí; o Café Modernista de 1902, localizado em Sant Pau, projetado por Domènech i Muntaner; e a lanchonete Hofmann na recém-inaugurada Casa Vicens, no bairro de Grécia.

Menção especial também deve ser feita a dois restaurantes localizados em impressionantes espaços modernistas onde é possível degustar excelentes pratos: Els 4 Gats (Montsió, 3), em um edifício projetado por Puig i Cadafalso, que servia de ponto de encontro para círculos culturais em Barcelona. Foi ali que Woody Allen filmou várias cenas para seu filme Vicky Cristina Barcelona. Outra dica é a Casa Calvet (Casp, 48), no prédio de mesmo nome, o qual Gaudí projetou para funcionar como escritório de um fabricante têxtil.