Jornal inglês lista os 10 melhores parques do mundo
O jornal inglês “The Guardian” publicou recentemente uma lista com os dez melhores parques urbanos do mundo. Para surpresa de muitos o famoso Central Park, em Nova York, não é citado. Já o mais recente xodó da Big Apple – o High Line – compõe a lista que conta ainda com um parque brasileiro: Ibirapuera, em São Paulo.
A matéria assinada pelo jornalista Rowan Moore cita o Ibirapuera como essencial para uma cidade “dura e sem litoral”. Descreve o trabalho de Burle Marx, que combina cubismo e surrealismo com profundo conhecimento de botânica brasileira, como o grande destaque local apesar de obras imponentes como o Pavilhão da Bienal. Muita gente descreve o parque paulistano como o Central Park brasileiro, pela similaridade entre as duas megalópoles, mas o mais famoso parque de Nova York acabou ficando de fora da lista.
No lugar do famoso Centra Park a lista destaca o novo High Line. Rowan deixa claro que a quantidade de verde nessa nova queridinha atração nova-iorquina é pequena, embora existam vida surgindo entre os trilhos abandonados da vela linha de trem. Mas lembra que ele vem servindo de inspiração para outros parques suspensos pelo mundo, embora o jornalista acredite que é impossível copiá-lo.
Em Barcelona a escolha parece óbvia. Embora ao destacar o Parque Güell o jornal lembre a origem de especulação imobiliária do local, como centro de um projeto de casas caras em um subúrbio. Em Florença também vai para o óbvio Boboli, o mais simples e agradável lugar para se ter uma vista da cidade, assim como em Pequim escolhe o Palácio de Verão, projetado para ser um refúgio do calor para a família imperial. Já na turística Paris lista o Buttes-Chaumont, um trabalho vertiginoso de pedras e pontes em 25 hectares de paisagem selvagem, e em Londres surpreende com a escolha do Hampstead Heath, descrito como impossível de omitir por ser uma poderosa ilusão de natureza rústica dentro de uma metrópole.
Completam a lista o Landschaftpark em Disburg-Nord (Alemanha), o Olmset Park em Buffalo (EUA) e o Birkenhead Park em Merseyside (EUA). Certamente uma lista polêmica que deixou muitos lindíssimos de fora.