Kyubey: onde se pode apreciar o melhor do Sushi Edo Style em Tóquio

Uma viagem para Tóquio só está completa se tiver um jantar tipicamente japonês. Mas se você imagina os restaurantes ao estilo do que temos no Brasil é preciso primeiro rever seus conceitos. A culinária japonesa que nos é oferecida por aqui é um pouco diferente da que existe no Japão, e para unir gastronomia e cultura nada melhor do que um jantar Edo Style – a forma mais tradicional de servir sushi.

O sushi comumente conhecido em todo o mundo de hoje é uma combinação de peixes crus frescos e arroz cozido que é temperado com vinagre. Apesar dessa ser uma única variação dentro de muitos outros tipos de sushi que existem no Japão, é a forma mais tradicional. Criado por Hayana Yohei, tinha o tamanho cerca de três vezes maior do que o servido nos dias de hoje e era vendido em um período em que mais pessoas foram autorizadas no Japão a realizar seus próprios negócios (por volta de 1820). Por ser preparado de forma rápida e consumido usando as mãos, muitos consideram que o Edo Style é a origem dos fast foods.

sushi-edo-style-toquio

O nome se dá pelo fato dos sushis na época serem preparados com peixes frescos vindos da Edo-mae (nome antigo da Baía de Tóquio). Como não existiam refrigeradores e gelo era caro, precisam ser consumidos de forma rápida. Para conservar por mais tempo (entenda-se mais tempo como uma tarde no máximo) o alimento, sushis preparados com atum e bonito, por exemplo, eram imersos em molho de soja para manter a textura – desobriu de onde vêm a ideia de pincelar sushi com molho shoyu? Outro hábito que ajudava a garantir a qualidade do alimento era o uso do wasabi, devido as suas propriedades antibacterianas.

Como pode observar, muito do que consumidos hoje como culinária japonesa é originada dessa época. Mas, ao contrário do Brasil, alguns hábitos por lá continuam sendo seguidos, principalmente em restaurantes tradicionais. O shoyo é apenas pincelado no peixe e não o sushi é submerso como costumamos fazer aqui. Além disso, o Hashi é apenas utilizado para comer o sashimi, já o sushi continua sendo consumido com as mãos. Para ter essa experiência diferente e aprecisar o melhor da gastronomia japonesa é que vale a pena procurar um restaurante Edo Style, e nossa dica é o Kyubey, que fica em Ginza.

comida-japonesa-toquio

É preciso fazer reserva já que o restaurante é pequeno. Para se ter uma ideia, no primeiro andar onde fica um dos balcões tem apenas 17 assentos. Isso porque tudo que será consumido é preparado na sua frente, mostrando como é feita a comida (mantendo a tradição da rapidez no preparo) e garantindo o consumo imediato. Fomos jantar no Kyubey e vale optar por um dos menus, que inclui sushis, sashimis e outras iguarias da culinária japonesa. Embora não venha descrito quais a peças que serão oferecidas, uma vez que isso pode mudar conforme o frescor dos ingredientes, é uma maneira ótima de conhecer diferentes sushis e sashimis. Vale ressaltar que também não é sistema rodízio, e que normalmente para cada tipo é degustada uma peça de sushi ou duas a três fatias de sashimi. Mas o menu é grande é certamente você sairá satisfeito da refeição. Os valores variam de 15 a 30 mil yen, mas apesar de caro é um jantar único e vale cada centavo investido.

Nossa experiência foi super interessante, provamos tipos diferentes de sushis que jamais imaginamos consumir. Tudo fresco (que digam os camarões famosos que são apresentados ainda vivos antes de preparados) e de excelente qualidade e sabor. Isso sem contar na simpatia do sushimen que é uma atração a parte do local. Recomendo para quem estiver em Tóquio.

kyubey-restaurante-japones-toquio

Kyubey

Endereço: 7-6, Gynza 8-chome, Chuo-ku

Telefone: +81 03-3571-6523

Horário de funcionamento: 11h30-14h00 e 17h00-22h00

Nossa viagem para Tóquio foi feita em parceria com o Mandarin Oriental Tokyo que nos hospedou