Mandarin Oriental Washington DC: Um hotel à frente do seu tempo
Quem observa a arquitetura clássica do prédio ou o design mais tradicional de suas instalações pode não imaginar que o Mandarin Oriental Washington DC é um hotel à frente do seu tempo. Assim como a maioria dos hotéis Mandarin Oriental, a opção por um ambiente mais clássico mantém a tradição oriental de luxo, de onde o grupo de hotéis se originou, mas nos pequenos detalhes é possível observar que o hotel é bastante contemporâneo. No caso específico do hotel na capital norte-americana um outro fator mostra esse sentido inovador.
Quando se instalou em 2004 no South West DC, o Mandarin Oriental Washington DC levantou questionamentos sobre a sua localização. A área até então era bastante inabitada, ainda mais turisticamente falando, e passava por uma reformulação. Apesar disso, nem todos os incentivos como diminuição de impostos foram conseguidos pelo grupo para abrir o seu hotel na capital dos Estados Unidos. Tendo como um de seus pilares sempre estar muito bem localizado em seus destinos, o grupo apostou que seria o carro da chefe da renovação. Quatorze anos depois me hospedei a convite no Mandarin Washington DC e pude comprovar que eles estavam corretos.
Além da proximidade com o National Mall e seus arredores, área que concentra boa parte das principais atrações da cidade, quem se hospeda no Mandarin Oriental está a poucos passos da mais nova área disputada por turistas e moradores para lazer. O District Wharf, uma espécie de porto ao alongo do Potomac River, concentra restaurantes, bares, lojas e um ambiente super agradável para curtir de dia ou de noite. O sucesso é tão grande que novos hotéis se instalaram na região, mas o Mandarin se destaca pelo pioneirismo. Esse afastamento do mais agitado centro da cidade fez inclusive com que o Mandarin Oriental Washington DC se tornasse desde o início uma zona de conforto para os moradores, que adotaram o hotel como um refúgio de calmaria, bons serviços e luxo.
Desde sua abertura o Mandarin Oriental Washington DC figura como quatro estrelas na lista da revista Forbes. Mesmo assim, recentemente passou por uma reforma comandada pela Kent Interior Design que trouxe um frescor as suas instalações. O luxo continua presente, desde o seu impressionante lobby em mármore, com teto abobadado (em referência ao Capitólio) e detalhes com obras de arte asiática (para lembrar sua origem). Ao entrar no hotel qualquer um também se sentirá convidado a atravessar o charmoso e vibrante Empress Lounge e conhecer o aconchegante jardim do hotel, ainda mais em noites com as lareiras acessas para tomar um vinho. É o frescor de modernidade a esse ambiente de chegada, misturando com maestria o lifestyle e a paisagem da cidade com o estilo luxuoso e oriental dos hotéis Mandarin Oriental.
Além do Empress Lounge, um delicioso bar que é famoso também pelo seu chá da tarde de sexta a domingo (é recomendando fazer reserva), no térreo ainda fica o Muze, remanescente restaurante do Mandarin Oriental Washington DC (que tinha até 2014 dois restaurantes). O ambiente com vidro de frente para o rio e o menu contemporâneo, com uma cozinha americana moderna com toques asiáticos, fazem do restaurante uma excelente opção para quem se hospeda ou é apenas visitante. Ele fica aberto para café da manhã, almoço e jantar. Tomamos nosso café no lounge dedicado aos quartos de categoria mais alta, mas o menu de almoço e jantar que experimentamos impressiona pelo sabor e principalmente pela versatilidade do que é oferecido. É possível experimentar lanches rápidos até pratos mais elaborados.
Para quem quer aproveitar a hospedagem para relaxar ou se exercitar, como é comum aos hotéis Mandarin Oriental, o SPA é um dos destaques. Eleito pela Forbes Magazine como o melhor da cidade, oferece uma gama de tratamentos de qualidade em um ambiente único, amplo e tranquilo. Mesmo os hóspedes que não optarem pelo menu de tratamentos podem utilizar suas instalações, como sauna e jacuzzi. É nele que fica também o bom fitness center, com convidativas janelas de vidro do chão ao teto para deixar o ambiente mais leve, e a piscina interna de 15 metros, igualmente cercada por janelões de vidro com vista para a cidade. Na área externa há ainda um espaço com espreguiçadeiras para descanso.
Os 373 quartos do Mandarin Oriental Washington DC se tornaram mais modernos depois da reforma, apesar do mobiliário clássico em mogno. A herança oriental continua presente, mas detalhes mostram a adaptação ao hóspede atual. Controle touch para a maioria das funcionalidades, termostato inteligente, tomadas e entradas USB estrategicamente localizadas mostram que é possível adaptar o clássico ao moderno. O ambiente é luxuoso com toques orientais, como o lindo armário onde ficam as amenidades de quarto. A cama é grande e confortável, proporcionando junto com o excelente blackout uma tranquila noite de sono. Um detalhe interessante chama a atenção na decoração depois da reformulação dos quartos: a mesa de trabalho que ficava de frente para a parede foi substituída por uma redonda, colocada estrategicamente ao lado da porta-janela, garantindo assim um ambiente mais aconchegante para quem trabalha e se tornando um local agradável para o hóspede descansar, ler ou fazer uma refeição no quarto (até mesmo acompanhando). O banheiro de bom tamanho é em mármore com banheira e chuveiros separados, espelho de maquiagem iluminado, secador de cabelo, kit amenidades completo e de luxo. Ficamos hospedados no Club Water View King que ainda dá acesso ao Lounge VIP com concierge, café da manhã, check-in e check-out exclusivos e happy hour com drinks e snacks.
Para finalizar é preciso falar sobre a equipe muito atenciosa. Destaque para o serviço de concierge que nos ajudou com dicas incríveis de exposições que estavam acontecendo na cidade e nos ajudou a conseguir a disputadíssima entrada para o National Museum of African American Histroy and Culture.
Resumo
Acomodação: Quarto e banheiros de bom tamanho, com decoração clássica. Cama bem confortável.
Localização: Boa localização, ao lado do National Mall e District Wharf.
Atendimento: Destaque para a equipe atenciosa e muito prestativa.
Alimentação: Café da manhã exclusivo no lounge para quartos de categoria alta (que experimentamos) com boa variedade. Restaurante com menu bastante diversificado e boa gastronomia. Bar/lounge excelente com chá da tarde aos finais de semana.
Serviços: Spa, Fitness Center, Piscina Interna, Concierge.
Facilidades: Wi-fi gratuito, estacionamento no hotel.