Mostra “Mata Atlântica – Ciência e Arte” no Museu do Meio Ambiente

Teve início no mês de dezembro, no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a mostra “Mata Atlântica – Ciência e Arte”, que reúne cerca de 200 ilustrações científicas feitas ao longo de 450 anos da cidade.

A mostra leva ao público obras de ícones da história da ilustração científica e natural, como Jean-Baptiste Debret e Margaret Mee, e também de artistas contemporâneos que se dedicam ao ofício, como Malena Barretto e Paulo Ormindo, professor de Belas Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ, e curador da exposição juntamente com a historiadora da arte Christina Gabaglia Penna.

Segundo os curadores da mostra, a ideia de apresentar ao público parte de acervos que ficam “escondidos”, de instituições renomadas como a Fundação Biblioteca Nacional, a Fundação Oswaldo Cruz, o Museu Nacional/UFRJ, entre outros, surgiu em 2012 por ocasião do IV Encontro Nacional de Ilustradores Científicos.

Dentre os destaques da exposição estão obras de Jean-Baptiste Debret, cedidas pelos Museus Castro Maya, e uma coleção de 33 “mutucas” do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – fichas de trabalho das espécies estudadas pelo médico e cientista Adolpho Lutz (1855/1940).

Os curadores acreditam que a exposição dará oportunidade ao público para usufruir da satisfação estética, uma vez que as ilustrações representam importantes elementos das nossas matas e florestas. A exposição estará, também, descortinando um universo – pela beleza, delicadeza e precisão dos trabalhos – e revelando parte do processo de como se dão as pesquisas e os estudos sobre a natureza.

Além da exposição (que parece estar bem interessante), uma visita a esse lindo museu já vale a ida.

 

Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008.

Telefone: 2294-6619

Funcionamento: segunda das 12h às 17h; terça a domingo das 10h às 18h, de 22 de dezembro a 13 de março 2016.

Entrada franca