Musculação ajuda a proteger da demência senil

Pesquisa revelou mais este benefício da prática para pessoas idosas

Pesquisadora explica como a prática ajuda a preservar a saúde cerebral Crédito: Freepix

A musculação traz uma série de benefícios para os idosos, como ganho de força, tonificação muscular, diminuição da gordura corporal e bem-estar mental. Mas estudos recentes comprovam que a atividade tem outro benefício: a proteção da demência senil.

Reserva de hotel na Booking

Estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e divulgado na revista GeroScience, envolveu 44 pessoas com comprometimento cognitivo leve, condição clínica situada entre o envelhecimento normal e a doença de Alzheimer. Após seis meses praticando musculação duas vezes por semana, os participantes apresentaram proteção contra atrofia no hipocampo e no pré-cúneo, áreas cerebrais associadas à doença de Alzheimer. Além disso, também houve melhora nos parâmetros que refletem a saúde dos neurônios.

Segundo Isadora Ribeiro, autora do artigo e bolsista de doutorado da Fapesp na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a prática de musculação pode ajudar na prevenção de demências, mesmo para pessoas que já apresentam risco elevado de desenvolvê-las. Isso ocorre por estimular a produção de uma proteína essencial para o crescimento, manutenção e sobrevivência de neurônios; além de promover a desinflamação global do organismo.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *