Museu do Amanhã promove a Semana da Água

Para comemorar os seis meses de operação, o novo ícone do Rio de Janeiro iniciou desde ontem, dia 20 de junho, a Semana da Água do Museu do Amanhã. Por considerar que o recurso é o centro das maiores preocupações atuais, o Museu quer estimular a conscientização sobre a questão dos oceanos e alertar sobre a crise hídrica.

Estão previstas três ações: “Ah, Molécula”, uma intervenção artística da Suzana Queiroga no espelho d’água, próxima à entrada principal; seminário “Crise Hídrica no Brasil – Ontem, Hoje e Amanhã” e a exposição fotográfica “Da Abundância à Escassez”. Os dois últimos inauguram a parceria com o Projeto #Colabora.

“Ah, Molécula!” mudará a paisagem do Museu do Amanhã até o dia 25 de julho. No espelho d’água à esquerda da entrada principal, serão instaladas três representações infláveis de moléculas de água, que chegarão a 11,50m x 5,30m x 3,0m.

O seminário “Crise Hídrica no Brasil – Ontem, Hoje e Amanhã” discutirá, no dia 24 de junho, a partir das 9h, assuntos relacionados ao tema. O evento reunirá alguns dos maiores especialistas do setor, como Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente; Jerson Kelman, Diretor-Presidente da Sabesp; Jorge Briard, Diretor-Presidente da Cedae; Antônio Félix, da Agência Nacional de Água (ANA); professor Carlos Nobre, ex-secretário do MCTI, ex-presidente da CAPES. O seminário será dividido em três partes: Crise Hídrica Ontem (Como chegamos nesta situação?); Crise Hídrica Hoje (Os riscos que corremos) e Sem Crise Hídrica Amanhã (O que devemos fazer?).

Com a proposta de complementar através de imagens parte do que será discutido nos três painéis do seminário, foi criada a exposição “Da Abundância à Escassez”. Com supervisão de Custodio Coimbra, consultoria de Jayme Zettel e concepção cênica de Joana Coimbra, a mostra reúne 37 fotos de 12 fotógrafos nacionais que darão a sua visão particular da contraditória realidade vivida em diferentes regiões do país. A exposição com três painéis (Brasil diverso, Rio de Janeiro e Seca no Nordeste) será instalada na Galeria das Formas, próxima à exposição principal do Museu do Amanhã. Fotógrafos participantes: André Teixeira, Custodio Coimbra, Estefan Radovicz, Fabio Rossi, Fernando Frazão, João Roberto Ripper, Marcelo Piu, Marcia Foletto, Marcos Tristão, Ricardo Moraes, Severino Silva, Tiago Lontra.