O mundo está menos pacífico
O Global Peace Index (GPI – Índice Global da Paz) de 2016 mostra que o mundo se tornou menos pacífico no último ano, reforçando a tendência subjacente do declínio da paz ao longo da última década. Os resultados também mostram uma desigualdade global crescente em relação à paz, com os países mais pacíficos continuando a melhorar, enquanto que os menos pacíficos estão caindo em maior violência e conflito.
O relatório 2016 GPI fornece uma atualização abrangente sobre o estado de paz. Ele mostra que em meio à deterioração global, o mundo continua a gastar enormes recursos para conter a violência, mas muito pouco sobre a paz. A chave para inverter o declínio da paz é através da construção da paz positiva – uma estrutura holística das atitudes fundamentais, instituições e estruturas que construam a paz a longo prazo.
A décima edição do GPI considera que os níveis globais geral de paz continuam a deteriorar-se, enquanto o fosso entre os países mais e menos pacíficos continua a aumentar. Enquanto o mundo se tornou menos pacífico em 2015, muitos países também melhoraram. Na verdade, mais países melhoraram (81) em relação aos que pioraram (79). A maioria da deterioração global é devido ao desenvolvimento no Oriente Médio e África (MENA), já a região menos pacífica no mundo. Tão intensa é a concentração atual de violência e conflito no MENA que, quando considerados separadamente, o resto dos níveis de paz médios do mundo melhorou. Três dos cinco declínios da paz ocorreram na região: Iêmen, Líbia e Bahrein.
Os indicadores com maior deterioração anual foram o impacto do terrorismo e instabilidade política. As mortes por terrorismo aumentou em 80%, a partir de relatório do ano passado com apenas 69 países sem registros de um incidente terrorista. O aumento da instabilidade política foi distribuído globalmente com grandes mudanças dentro de muitos países espalhados em muitas regiões. Entre os países com as maiores deteriorações estão Djibouti, Guiné-Bissau, na Polónia, Burundi, Cazaquistão e Brasil.
Entre os cincos países que exibiram melhoria em relação à paz estão: Panamá, Tailândia, Sri Lanka, África do Sul e Mauritânia. Já Iêmen, Ucrânia, Turquia, Líbia e Bahrein exibiram piora em relação ao quesito paz. Já o ranking dos 10 países mais pacíficos do mundo é liderado pela Islândia, seguida de Dinamarca, Áustria, Nova Zelândia, Portugal, República Tcheca, Suíça, Canadá, Japão e Eslovênia (foto de capa), nesta ordem. O Brasil figura na 105ª posição, dos 163 países avaliados.