Pesquisa revela que 35% dos brasileiros têm sobrepeso por culpa do álcool
Pesquisa relacionou problema de obesidade com consumo excessivo de álcool

Uma pesquisa realizada pelo Grupo DNA, referência em biotecnologia e genética, demonstrou que uma parcela significativa dos participantes apresenta variantes genéticas que dificultam a quebra do álcool no organismo. Isso tem um impacto direto no sobrepeso.
Leia também: Geração Z reduziu o consumo de álcool
A pesquisa envolveu mais de 200 moradores da cidade, que realizaram testes genéticos e responderam a questionários de saúde, comportamento e estilo de vida. O objetivo foi identificar variantes genéticas ligadas à metabolização do álcool, impulsividade e ansiedade, fatores que podem aumentar o risco de dependência alcoólica.
Segundo o levantamento, 16,1% dos participantes estão classificados com obesidade grau 1, enquanto 5,4% estão com obesidade grau 2, 41,9% mantêm um peso normal e 35,2% se encontram em sobrepeso. A análise genética também aponta um risco elevado de concentração de gordura abdominal em 20,5% dos participantes, com 48,9% classificados em risco intermediário.
O resultado aparece em um cenário preocupante: em um cenário preocupante: segundo dados do Relatório Global sobre Álcool e Saúde da OMS (2023), o Brasil registra um consumo médio per capita de 7,8 litros de álcool puro por ano, com cerca de 13% da população adulta envolvida em episódios de consumo excessivo.