Pensando em viajar para Portugal? Veja aqui tudo o que você precisa para chegar ao seu destino sem erros

Famoso por ser as origens do Brasil, muita gente tem o sonho de conhecer Portugal. O país é membro da União Europeia, mas, para visitar Portugal precisa de visto? Apesar de parecer bastante simples a entrada no país, existem alguns requisitos básicos para encarar a imigração portuguesa com tranquilidade e sem erros.

Se está pensando em escolher este país como destino da próxima viagem, tire todas as suas dúvidas, principalmente, se Portugal precisa de visto.

Chegada em Portugal e a Imigração

Primeiramente, se o destino final da sua viagem não for Portugal, mas outro país do espaço Schengen, a imigração acontece na primeira parada.

Ou seja, se houver escala em Portugal, é ali que o processo de imigração acontece.

Assim, ao desembarcar, esteja preparado para enfrentar os policiais de fronteira. Este procedimento acontece como uma espécie de entrevista.

Por isso, seja sincero ao responder questões normais do controle como: os motivos da viagem, período e hospedagem.

É recomendado imprimir toda a documentação. No entanto, espere que o agente solicite comprovações como passagens, reserva de hotel, seguro-viagem para apresentá-los.

Saiba que o seguro-viagem é um item obrigatório dentro do Espaço Schengen, e em Portugal, existem opções que já incluem testes de Covid. Então, não deixe de incluir esse item no seu planejamento.

E Portugal precisa de visto?

Até o fim de 2022, os brasileiros serão isentos, ou seja, não precisarão de visto para entrar em Portugal.

No entanto, caso seus planos sejam apreciar os famosos vinhos portugueses em 2023, o ETIAS será necessário.

Assim, ao perguntar se Portugal precisa de visto, a resposta é não. Mas lembre-se do ETIAS, que diferente do visto, este documento é uma autorização de viagem.

O ETIAS será uma exigência dos países membros do Espaço Schengen que dispensam os vistos para visitantes portadores de passaportes elegíveis – esse é o caso de Portugal. Esse sistema visa aumentar a segurança dentro dos 26 países membros do acordo Schengen.

Assim, ao ser implementado, o ETIAS complementa a política de liberação de vistos da UE. É para continuar com a resposta negativa quanto a pergunta: Portugal precisa de visto?

Além de agilizar a entrada de turistas, o ETIAS contribui para o livre acesso e circulação. Além disso, torna a Europa mais segura para moradores e visitantes.

Esta será uma documentação extra. Assim, para manter a praticidade, turistas dos países elegíveis terão que preencher um breve formulário online.

Na prática, basta escrever as informações pessoais básicas e os dados do passaporte em um sistema e enviar para análise. Assim que aprovado, seu ETIAS será enviado por e-mail e estará pronto para impressão.

Quando viajar para a terra dos portugueses?

Sabendo da negativa para a pergunta “Portugal precisa de visto?”, é possível percorrer o Espaço Schengen à turismo com prazo máximo de 90 dias.

Portugal é um país bastante atrativo, independente da época do ano. Rico em cultura e gastronomia, visitar o país é uma experiência única.

Centenas de brasileiros já estão escolhendo Portugal para a próxima viagem. Provavelmente se questionando quando viajar, e esta questão vem de duas vertentes: o clima e os custos.

A questão do clima

Para aproveitar bem a luz natural, escolha as estações de verão e primavera. Os dias são mais longos, o clima é quente e seco. O sol nasce cedo e se põe tarde.

Apesar do horário ser estendido tanto nas atrações, como restaurantes e lojas, é uma época de bastante turismo. Então, esteja pronto para um maior fluxo de pessoas.

Consequentemente no outono e inverno os dias são mais curtos e bastante chuvosos. No entanto, os vinhos portugueses são excelentes pedidas para se aquecer em dias mais frios.

Outra vantagem é que há menor incidência de turistas, as cidades ficam mais calmas.

E os custos?

Como se deve imaginar, outono e inverno são épocas mais baratas para visitar Portugal. Certamente encontra passagens e hospedagens mais baratas.

Já no período da primavera e verão, tudo tende a ser um pouco mais caro. Como a Europa está em férias, há maior procura, e os preços se elevam.

Destinos queridinhos dos Brasileiros

Portugal é um país pequeno em comparação à estrutura continental do Brasil. E apesar de ser possível conhecer todos os cantinhos, três destinos são preferidos pelos brasileiros.

Lisboa

A capital portuguesa é indiscutivelmente o principal destino. É uma cidade que se destaca em assuntos de tecnologia e inovação.

Além disso, preserva suas heranças culturais com prédios históricos, museus e teatros. Isso sem pecar na infraestrutura do transporte público.

A Praça do Comércio, Mosteiro dos Jerônimos e, o grande símbolo da cidade: a Torre de Belém. Estes são pontos turísticos que, por si só, já valem a viagem.

Porto

Localizada no norte do país, Porto é a segunda maior cidade de Portugal. Apesar de reconhecida por seu vinho, a cidade toda é belíssima.

Os brasileiros gostam de conferir a Ribeira, com suas casas coloridas. A torre dos Clérigos e o Centro Histórico, que é um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO. Sem esquecer uma das mais belas livrarias do mundo: a Livraria Lello.

Algarve

Esta região está ao sul de Portugal. Conta com praias paradisíacas, com formação rochosa e mar cristalino.

Adicione à sua viagem as praias Ponta da Piedade, Dona e Camilo. Quem busca calmaria, encontra na cidade de Lagos uma região tranquila.

Agora que já sabe se Portugal precisa de visto, é só planejar a viagem e desfrutar deste incrível país Europeu.