Anunciada a retomada do retrofit das aeronaves da Latam

Foi anunciada a retomada do processo de retrofit das aeronaves da Latam modelos Airbus A320 e A321 em sua unidade de manutenção em São Carlos (SP). A reformulação do interior das aeronaves reflete a visão mais otimista da companhia aérea com a melhora da demanda no setor aéreo.

Indo viajar? Faça a sua reserva de hospedagem clicando no banner acima e, sem pagar nada mais por isso, ajude a manter o Maior Viagem sempre te atualizando com dicas de viagens

Anunciado em 2019, o retrofit das cabines foi paralisado em março de 2020 por conta da pandemia. Até então, vinte e oito aeronaves A320 e uma A310 da Latam Brasil haviam passado pelo processo. Agora, a previsão é que até setembro de 2022, mais trinta aeronaves dos dois modelos serão reformuladas.

A retomada do projeto de retrofit na Latam é um claro indício de que voltamos a competir de forma mais agressiva no mercado brasileiro, com um produto mais moderno e eficiente para os nossos clientes.

Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Brasil

Todo esse processo é o maior investimento da história da companhia, cerca de US$ 400 milhões, sendo que metade deste montante foi alocado na operação da Latam Brasil. 

O retrofit das aeronaves da Latam envolve a desmontagem completa da cabine da aeronave, troca de todas as poltronas, troca do lavatório e galley (cozinha do avião), além de reforços estruturais necessários para a nova configuração interna. É também instalado um sistema chamado “in seat power”, que garante um ponto de alimentação de energia elétrica para cada poltrona da aeronave, além de um sistema chamado “direct view”, que consiste em uma câmera de monitoramento da cabine de passageiros durante pousos e decolagens, garantindo a sua segurança.

No anúncio feito a imprensa, a Latam divulgou também seus números atualizados. Em julho a companhia aérea retomou 75% da oferta de assentos em relação ao mesmo período em 2019. Os voos da companhia cresceram 34% com relação ao mês anterior, passando de 310 para 418 voos diários.  Além disso, as operações internacionais cresceram 20% com a volta de mais dois destinos – Paris e Bogotá.

Até o fim do ano, a companhia deverá contratar 750 tripulantes para atender à expectativa de retomada de 100% de sua oferta de assentos pré-pandemia.