St. Petersburgo: Onde você encontra cultura a beira-mar
Para a maioria dos viajantes a Flórida pode ser dividida basicamente em duas regiões: a de Miami com suas praias lindas e seu clima tropical na arquitetura e badalação local, e a de Orlando com seus parques de diversão. Falando da segunda, muita gente acaba visitando Tampa (cidade distante cerca de 124km de Orlando) apenas para conhecer o Busch Gardens e nem imagina que essa região pode oferecer muito mais. Quem puder dar uma esticada e passar alguns dias por lá poderá conhecer muita coisa interessante, incluindo a charmosa St. Petersburgo (que fica separada de Tampa por apenas uma ponte).
Estive nessa charmosa cidade, que arquitetonicamente lembra muito Miami, a trabalho. Mas passar uma semana por lá deu para notar que os viajantes deveriam separar alguns dias para curtir um pouco mais de St. Pete – como é carinhosamente conhecida. Afinal, uma cidade com clima tropical, calma, com bons restaurantes e ótimas atrações culturais é sempre uma boa pedida.
Para conhecer melhor a cidade, e fazer muito dos programas principais a pé, procure um hotel próximo a Beach Drive (confira a dica de onde fiquei hospedado clicando aqui). Você poderá rodar os principais museus da cidade e passear no calçadão ou entre os ótimos restaurantes e bares que tem na região se precisar de carro. Para curtir a programação cultural e ainda aproveitar as praias locais reserve entre dois e três dias. Tenho certeza que você não irá se arrepender.
Na programação cultural destaque para o impressionante Salvador Dali Museum (1), com a maior coleção de obras do artista espanhol fora da Europa. De lá pode ir passeando pelo comércio local até chegar na altura do Pier, que infelizmente tem o seu aquário (3) fechado mas impressiona pela arquitetura. Logo na entrada do Pier existe o pequeno mas interessante St. Petersburg Museum of History (2), que como o nome diz conta a história da cidade, e ao lado está o Museum of Fine Arts (4), com ampla coleção de artistas europeus, americanos e asiáticos. Seguindo em direção ao Vinoy Resort (5), um hotel que vale a visita caso não tenha ficado hospedado nele, está a Chihuly Collection (6), galeria de arte com obras do artista Dale Chihuly – especializado em obras com vidro como a do teto do lobby do Bellagio, em Las Vegas. Um pouco mais afastado está o Florida Holocaust Museum (7), com artefatos, documentos originais e fotografias da época
Mas separe tempo também para conhecer as praias de água cristalina da região. O local é um oásis para quem curte esportes radicais aquáticos, mas também convidativo para quem quer apenas relaxar numa praia. Não deixe de visitar o parque Fort de Soto que tem praias quase intocadas e trilhas naturais, a própria St. Pete Beach e dar uma esticada até a vizinha Clearwater, eleita pelo TripAdvisor a sexta praia mais bonita dos Estados Unidos e uma das 25 melhores do mundo. Aproveite para curtir o pôr-do-sol no Pier 60, com uma linda vista e músicos e artistas se apresentando.
Depois de um dia repleto de programação boa, seja cultural ou natural, St. Petersburgo ainda reserva uma vida noturna agitada com ótimos bares, restaurantes e boates. A maioria se encontra também na Beach Drive (mais um ponto positivo para se hospedar por ali). Aliás, sair para jantar em um dos restaurantes, esticar depois andando pelas calçadas cheias de pessoas e mesas dos restaurantes ao ar livre é um passeio típico de lugares litorâneos. Se tiver animado ainda se aventure em um dos clubs locais com muita gente bronzeada. Mas uma dica é imperdível: deixa um jantar reservado para conhecer o Columbia Restaurant. Opte pelo endereço a beira da praia em Clearwater ou vá conhecer o primeiro da rede que fica no bairro cubano na vizinha Tampa.
Com tantas dicas de opções para fazer em St. Pete, tenho certeza que sua próxima ida a Orlando não se resumirá apenas aos famosos parques de diversão da região. Vale a pena desbravar novos locais da Flórida!