Suíça inaugura o túnel ferroviário mais longo do mundo

Há dezessete anos aconteceu no centro da região histórica da Suíça a primeira explosão para a construção do túnel ferroviário mais longo do mundo. Amanhã, 1º de junho de 2016 acontecerá a inauguração festiva do Gotthard Base Tunnel – adicionando mais uma atração inovadora à rede de transporte público mais densa do mundo. O túnel unirá os países vizinhos da Suíça, e as cidades e as regiões ao norte e ao sul dos Alpes. Viajar de trem será mais rápido, mais fácil e mais conveniente.

O túnel ferroviário mais longo e mais profundo do mundo tem uma extensão de 57 quilômetros e uma profundidade de até 2300 metros sob a cadeia de Gotthard, maciço que faz parte dos Alpes Suíços. Esse projeto fundamental para o transporte eficiente e sustentável no eixo norte-sul permitirá viagens em alta velocidade de menos de 17 minutos através dos Alpes. A nova rota plana não apenas reduzirá o tempo através da Gotthard, mas também facilitará o tráfego de trens mais pesados e mais longos. Após 17 anos de grandes desafios no trabalho de construção, a construtora AlpTransit Gotthard Ltd entregará o túnel concluído para a Ferroviária Federal Suíça no prazo e também dentro do orçamento prometido. O sistema de transporte público internacionalmente aclamado da Suíça – que já é o mais denso do mundo – aperfeiçoou mais uma vez uma obra pioneira.

O Gotthard Base Tunnel inicia suas operações em horário regular no dia 11 de dezembro de 2016. O menor tempo de viagem vai aproximar mais os países, as regiões e as cidades vizinhas. O túnel de pista dupla permitirá aos passageiros de longe e também os de perto passar mais tempo descobrindo as muitas maravilhas da Suíça ao norte e ao sul da Gotthard. O trajeto que séculos atrás levava 20 horas para ser percorrido, hoje poderá ser percorrido em 20 minutos. A previsão é de diminuição de 30 minutos no tempo de percurso de Zurique a Milão até 2017 e até 2021, que esse tempo passe a ser de uma hora a menos, com a inauguração da rota Ceneri Base Tunnel, que será inaugurada no final de 2020.

A rota Gotthard permitirá aos passageiros descobrir mais sobre a região e sobre a própria Suíça com conforto, já que estará incluída no Swiss Travel Pass.