Um roteiro na Mongólia para descobrir esse destino exôtico
O destino é exótico, próximo a países como China e Japão, mas pouca gente inclui em sua viagem. Mas há muita coisa interessante para se descobrir em um roteiro na Mongólia. O destino é conhecido por cenários admiráveis, estepes e montanhas, lagos que parecem espelhos e muita vida selvagem, em áreas onde quase não se vê sinal de vida humana. O turista pode viver a autêntica experiencia do deserto, em roteiros exóticos e raros, como esse que a Interpoint Viagens & Turismo oferece em parceria com a operadora Remotelan.
A viagem começa com a capital Ulaanbaatar, a parte do país mais industrializada, onde o velho e o moderno coexistem harmoniosamente. Entre seus maiores atrativos, Sukhbaatar Square, a praça central da cidade que homenageia Genghis Khan – e o mercado de NaraanTuul, também conhecido como “mercado negro”, onde se encontram artesanato, tapetes, celas de montaria e trajes típicos da região. Ainda, uma visita ao Hutsai National Park, berço dos célebres cavalos Prezewalski, uma sub-espécie de cavalo selvagem, nativa dos desertos da Mongolia.
Continuando o roteiro pela Mongólia, a próxima escala é a parte sul do Deserto de Gobi, com hospedagem no premiado ThreeCamelLodge (classificado entre os 50 melhores eco-lodges do mundo), que abriga um camping de luxo com banheiro privativo e instalações muito confortáveis. Ainda no deserto, é imperdível ver os incríveis Petroglyphs – esculturas rupestres estimadas entre 5mil e 6 mil anos de existência, que valem a subida até o topo da montanha, em Havtsgait. Em seguida, não perca Bayanzag, também conhecido como os Penhascos Flamejantes ou Gobi do Sul. As rochas vermelhas projetam-se rapidamente no céu e mostram uma visão incrível da luz do sol, em tons de tangerina.
A aventura continua com partida de trem no Trans-Mongolian, permitindo ricas paisagens enquanto não se chega a Ulan-Ude, fascinante destino de cultura mongol-budista, na Sibéria oriental, para percorrer os vilarejos de Tarbagatai eDesvanitkovo, desfrutar de um almoço típico nas casas das famílias locaise aprender sobre seu modo de vida. Ainda no roteiro pela Mongólia, o próximo destino é Irkutsk, capital da Sibéria Oriental, com o deslumbrante Lago Baikal a apenas 70 km, e sua arquitetura do seculo XIX, igrejas renovadas, e o incrível projeto Kyartal – um bairro inteiro constituído de edifícios de madeira da Sibéria, que abriga novos restaurantes, barés, cafés, e o curioso museu Taltsy, ao ar livre.
Ainda há espaço para uma excursão de helicóptero ao Vale dos Gêiseres e à Caldeira de Uzon, em Petropavlosk-Kamchatsky, (com hospedagem no confortável Hotel Avamcha), e em seguida, com sobrevoo pelo famoso Lago Kurilskoye, para avistar os ursos marrons, as águias-do-mar estelares e os locais de desova dos salmões. No dia seguinte, um veículo especial leva ao Vulcão Avachinsky pela manhã, em um trajeto de cerca de duas horas. É um dos mais ativos da região – com crateras espetaculares cheias de lava endurecida e fumaça escorrendo. Ainda em Petropavlosk-Kamchatsky, vale viajar até o lindo rio Bystraya, a cerca de três horas da cidade. Percorra o rio em raftings emocionantes, e desfrute de atividade de pesca no gênero “pegar e soltar”. Em seguida, conheçaas fontes termais quentes de Malkinskiye, no vale do rio – ótimo lugar para tomar banho e descansar.
Depois de tudo isso, é hora de se despedir dessas majestosas paisagens e pegar o vôo para Vladivostok, para um pernoite, antes de voar de volta para Tóquio ou Beijing, e de lá para o Brasil.