Visitando o Capitólio de Washington e seus arredores
Se o endereço mais famosos da capital norte-americana é da Casa Branca, provavelmente a imagem mais conhecida é a do Capitólio de Washington DC. Seu imponente prédio, com a famosa cúpula, está localizado na parte sul do National Mall, alameda onde se encontram os principais monumento da cidade. Apesar de muitos turistas passarem apenas na porta para fazer uma foto, a visita ao interior do prédio é aberta ao público e bastante interessante.
O acesso a visita guiada se dá através do Centro de Visitantes do Capitólio, aberto de segunda a sábado (08h30 às 16h30), e é gratuito. É recomendado fazer a reserva antecipada do ticket (clique no link), não só para garantir o acesso mas também para evitar as longas filas. Contudo, demos sorte e conseguimos visitar o local sem filas e sem agendamento prévio, provavelmente por ser um dia de semana e fora da alta temporada.
A visita guiada ao Capitólio de Washington leva cerca de uma hora. Começa com a exibição de um vídeo em uma sala ampla que narra a transformação histórica dos Estados Unidos e a formação da democracia norte-americana. Na sequência, dividido em grupos menores, os visitantes vão sendo apresentados a partes importantes do prédio com um guia. Será a oportunidade de conhecer o Jefferson Hall, Statuary Hall e a famosa rotunda, onde estão famosas estátuas de grandes líderes políticos norte-americanos, além de obras de arte que contam momentos importante da história americana. Durante todo o percurso você vai sendo guiado não só pela história, mas também aprende o sistema político, através das explicações do guia. Não há visita as sessões do Congresso através do tour guiado do Capitólio de Washington, mas é possível visitar as galerias do Senado e da Câmara através de passes que podem ser obtidos nos balcões de atendimento no nível superior do Centro de Visitantes.
No fim desse tour os visitantes são convidados a seguir através da passagem subterrânea até o prédio da Biblioteca do Congresso. Não deixe de conhecer também esse lugar. Além do prédio de arquitetura belíssimo, ainda mais imponente que o próprio congresso em seu interior, diversas exposições interessantes podem ser vistas no local. O acesso mesmo a biblioteca, onde estão os livros e arquivos não é aberto ao público, que contundo consegue ver esse espaço na visita da parte superior. São 150 milhões de objetos guardados em um dos prédios mais bonitos de Washington DC. Lá se encontra a biblioteca com o acervo de Thomas Jefferson.
Finalizando o passeio, aproveitando que está na região, sugiro ir conhecer também a Suprema Corte dos Estados Unidos, que fica ao lado da Biblioteca. Não há visita guiada ao prédio, contudo é possível assistir a sessão que estiver acontecendo durante 15 minutos. Ao contrário do STF do Brasil, não há televisionamento dos julgamentos e a imprensa aguarda do lado externo (quando fomos existia uma série de repórteres logo na entrada esperando). Por conta disso é proibido entrar com câmera fotográfica ou celular. Mesmo assim vale conhecer o local.
Nossa viagem para Washington DC contou com os apoios do Mandarin Oriental Washington DC e do Mysimtravel.