Gorjeta: Saiba como funciona ao redor do mundo

Uma das dúvidas mais frequentes quando viajo é como funciona o sistema de gorjetas no país que estou visitando. Principalmente quanto deve ser acrescido na conta do restaurante para não passar vergonha diante dos costumes locais. Aqui no Brasil, apesar de não obrigatória, o costume é de 10%, embora alguns restaurantes cobrem mais e já incluem isso na conta final. Mas será que esse percentual serve para o mundo todo? Confira nesse post como funciona o sistema de gorjeta em alguns dos destinos mais comuns para os viajantes.

É comum em uma mesma viagem aproveitarmos para conhecer diversos destinos pela Europa, graças ao tamanho dos países europeus e a facilidade de acesso. Apesar de muitos usarem a mesma moeda, o Euro, o costume relacionado as gorjetas variam. Em países como Alemanha, Itália e Rússia, apesar de não vir na conta, é recomendável deixar os mesmos 10% de praxe do Brasil. Na Espanha o habitual é algo entre 2 e 5 euros, enquanto no vizinho Portugal o costume é apenas em jantares especiais ou nas refeições feitas nos finais de semana (variando entre 5% e 10%). Já na França é mais comum encontrar o valor descriminado na conta (normalmente 15%), enquanto no Reino Unido isso seja praxe nos restaurantes mais sofisticados (12,5%). Se não vier, o normal é deixar algo entre 10% e 15%.

Na América do Sul, de uma forma geral, o hábito é bem parecido com o nosso. Em países como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai a taxa não é cobrada na conta, mas recomenda-se deixar 10%. Já no Peru não é comum dar gorjeta, mas se você ficar incomodado por não deixar um agrado ao ser bem servido pelo garçom pode optar também pelos 10%. Já na América do Norte o valor de 10% costuma ser praticado no México, enquanto nos Estados Unidos e Canadá o comum é 15%, podendo variar para 18% e 20% a escolha do cliente, dependendo do estabelecimento. Nos três países há poucos lugares que costumam incluir a gorjeta na conta.

No resto do mundo o hábito varia mais ainda. Enquanto países como a China e Nova Zelândia não é comum dar gorjeta, na Austrália e África do Sul os tradicionais 10% são suficientes. Mas cuidado, no Japão e Coreia do Sul deixar gorjetas pode até mesmo ser considerado uma ofensa.