Legados da Grécia em exposição no Rio

Desde domingo, dia 12 até dia 26 de junho, o BarraShopping recebe a exposição gratuita “Legados da Grécia”. Com mais de 150 artefatos e esculturas, a mostra leva os visitantes a uma verdadeira viagem de quatro mil anos de história pela cultura grega. A exposição traz peças inspiradas nos acervos históricos dos principais museus do mundo.

A Grécia sempre rende curiosidade por parte dos turistas justamente por ter sido o berço da civilização ocidental. Conhecer o país e suas belezas naturais é incrível, mas para quem ainda não tem uma viagem marcada para lá, a opção é visitar a exposição onde se pode encontrar os dez principais legados que surgiram na Grécia e que ainda exercem sua influência no mundo moderno: Arquitetura, Artes Plásticas, Filosofia, Literatura, Medicina, Ciência, Política, Esporte, Teatro e Música. Uma das principais obras presentes na mostra é uma maquete do Partenon, o mais célebre dos templos gregos, com 1,80m de comprimento e reproduzida nas cores originais do monumento.

Já alguns dos principais personagens da história e mitologia grega, como Vênus de Milo, Hércules e Prometeu, estão presentes em réplicas de estátuas de tamanho natural. Os 12 Deuses do Olimpo também podem ser vistos, assim como uma réplica do famoso “presente grego”, o Cavalo de Troia, com cinco metros de altura. Entre os demais destaques, estão o labirinto do Minotauro, o Oráculo de Delfos e um espaço especialmente destinado a contar a origem dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Outro ponto alto de “Legados da Grécia” é a interatividade. No Oráculo de Delfos, por exemplo, a pitonisa, como eram chamadas as sacerdotisas de Apolo, fornece mensagens de otimismo aos visitantes, através de um aplicativo especialmente desenvolvido para a exposição. Vídeos com diferentes conteúdos para quem pretende se aprofundar um pouco mais no assunto também são exibidos no espaço, além de diversos documentários do History Channel. Há ainda um espaço sensorial, pensado para que pessoas com deficiência visual possam tocar nas diferentes texturas de frisos e frontões do Partenon, com informações em Braile.

Related Posts

Primeiro comentário

  1. Hedes

    Não acredito que perdi isso! Amo mitologia grega, espero que volte a nossa cidade.
    obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *