Em “voo solo”, chef Lucas Lemos assina menu do Arp Bar

Nos últimos oito anos ele foi o braço direito do chef Elia Schramm, mas agora Lucas Lemos parte para um “voo solo” e assina pela primeira vez um menu de um restaurante. O charmoso Arp Bar traz pro clima pé na areia a cozinha afetiva (e saborosa) de Lucas.

Indo viajar? Faça a sua reserva de hospedagem clicando no banner acima e, sem pagar nada mais por isso, garanta a melhor opção e ajude a manter o Maior Viagem sempre te atualizando com dicas de viagens

“Todos os chefs que eu trabalhei influenciaram na minha carreira em geral como formação de cozinheiro. Trabalhando ao lado do Elia pude vivenciar muita coisa e tive uma referência multicultural. Ele sempre transitou por várias culinárias”, declara Lucas.

E é essa experiência acumulada ao longo dos anos que Lucas leva para o Hotel Arpoador, onde o restaurante está localizado, no ano em que o local chega ao cinquentenário. O menu celebra a gastronomia costeira, com destaque para os frutos do mar, com influências de cozinha de diferentes países. “Quero que as pessoas desfrutem pratos gostosos, que elas tenham vontade de sair de casa e sentar na beira do mar para aproveitar”, declara o chef.

A simplicidade que combina com o clima praiano do local está impressa no conceito comercial conceitual dos pratos, como ele mesmo define. Lucas leva a cozinha comfort a um patamar que consegue unir o apelo de venda sem perder o charme gastronômico. Uma mescla que promete atrair novos comensais ao espaço oferecendo um menu simples, mas não simplório.

“Tem muita da minha personalidade e vivência no cardápio, mas sempre pensando na conceito que o Arp tem na sua essência”, explica o chef. O desafio (vencido com sucesso) foi criar então um menu que tivesse coerência com a histórias do restaurante e do próprio chef, mas que também agrade a todos os públicos.

Por lá agora é possível encontrar sashimi japonês, tacos mexicanos, ceviche peruano, arepas colombianas, faláfel do Oriente Médio, em uma verdadeira volta ao mundo gastronômica. Mas todos com um toque pessoal do chef que ainda desfila sabores em outros pratos que merecem destaque, como o surpreendente Bolovo feito com massa de camarão, o saboroso Arroz Caldoso de Cordeiro e o Peixe do Dia com purê de abóbora cabotiá e molho beurre blanc.

Para completar, o chef que sempre acreditou que a sobremesa é parte importante na hora de montar um menu aposta na Tarta Basca de Café e a Pavlova de Frutas Amarelas como opções mais refinadas, sem deixar de ter a larica simples de uma tortinha de caramelo com chocolate.

Uma nova experiência gastronômica no Arp Bar, sem perder o estilo que já fez do restaurante um dos queridinhos de Ipanema. Lucas aterrissa no restaurante com a benção de seu ex-parceiro de cozinha. “Lucas é muito mais que meu ex-colaborador, é um irmão. Obviamente que sinto saudade, que ele faz falta, mas acho que está no momento dele aparecer, fazer a sua comida”, declara Elia Schramm, que fez questão de prestigiar o novo chef do Arp Bar conhecendo o menu.