O que fazer em Haia? Dica de roteiro da capital política da Holanda
Apesar de Amsterdam ser a capital da Holanda, toda a cena política do país está em Haia. Separadas por apenas 60 km de distância as duas cidades podem ser visitadas numa mesma viagem. A dica é reservar um tempinho da sua próxima viagem para Amsterdam e também conhecer essa outra cidade incrível. Espero que o roteiro abaixo te ajude a curtir por lá.
Como as duas cidades são ligadas por uma boa estrutura de ferrovia, o trem é a melhor opção de transporte para o turista que quer sair de uma para a outra (para saber mais sobre como chegar a Haia clique aqui). Haia é uma cidade pequena, e boa parte de suas atrações ficam concentradas no centro. Por isso mesmo você poderá visitar os pontos principais a pé, ou alugar uma bicicleta e fazer como os locais para se transportar pela cidade. Como você pode ler no post sobre o transporte até a cidade, não se preocupe em marcar horário para chegar ou sair de Haia. Curta da melhor maneira, se possível fique hospedado uma noite por lá (veja uma boa dica de hotel aqui), e depois pegue o trem até Amsterdam. Aproveite que irá descer na Central Station (1) e passe seus primeiros momentos na cidade visitando o centro. Caminhando da estação de trem na direção do centro você irá passar pelo City Hall (2). Logo em frente poderá conhecer a Nieuwe Kerk (3), antiga igreja transformada em centro cultural, que inclusive tem um ótimo restaurante anexo. Logo atrás visite China Town (4), com seus lojas e restaurantes asiáticos, e bem ao lado a Grote Markstraat (5), rua de pedestres com grandes lojas e restaurantes. E a partir dessa rua que poderá conhecer toda a parte principal de comércio da cidade, como falei nesse post. A dica é conhecer o shopping De Passage (6), com parte da sua arquitetura moderna e parte em um prédio histórico e lindíssimo, e já sair na Buitenhof (7) – praça bem em frente ao parlamento holandês com muitos hotéis e restaurantes.
Toda essa região é bem turística, com lindos prédios para apreciar, incluindo o curioso Deen Haag Gravenstraat (8) com suas cores e forma arredondada. Logo atrás é possível ver a Grote Kerk (9), um dos prédios mais antigos da cidade. A igreja protestante também recebe eventos culturais.
Voltando a praça Buitenhof, logo em frente um prédio imponente com um lago ao lado chamará a sua atenção. Trata-se do Parlamento Holandês (10) que vale ser visitado tanto por fora quanto por dentro. Para a visita interna é preciso agendar previamente, mas é bem interessante. Mas a parte externa é realmente deslumbrante, com uma praça interna com uma igrejinha super simpática. Atravessando todo o parlamento, saindo pelo outro lado, é o imperdível Mauritshuis (11), importante museu da cidade onde está o famoso quadro “Moça com brinco de pérola”, entre outros. Siga um pouco mais adiante até o Escher in Het Palais (12), para mim o museu mais interessante e diferente da cidade. Para saber mais detalhes dessas três atrações clique no post que fiz a respeito.
Volte pela outra margem do lado, apreciando as casinhas nem ao estilo holandês a sua volta e vá até a Noordeinde (13), rua com as lojas mais chiques da cidade, restaurantes e galerias de arte. E lá também onde está o Palácio Noordeinde (14), sede da realeza na cidade. Siga em frente até chegar ao Palácio da Paz (15), certamente o prédio mais importante da cidade – junto ao parlamento – e que tem um ótimo centro de visitação que explica bem a importância de Haia para os tratados e mediação de conflitos mundiais.
Existem ainda outras atrações na cidade, que ficam um pouco mais afastadas. A principal dela é o Madurodam, mini mundo que mostra as principais características das cidades holandesas (compre um tour para essa atração de forma antecipada e ajude a manter o Maior Viagem sempre atualizado!). Existe também a praia local, que fica agitada no verão, e a sede da Corte Penal Internacional, criada em 2002 para julgar criminosos de guerra. Não tive tempo de conhece-las, mas numa próxima visita a cidade certamente farei e conto aqui para vocês.
ANA Paula Santos Silva
Acrescente a pintura panorâmica de Mesdag, no fim da Noordeinde seguindo um pouco a Zeestraat encontra o museu com telas deste autor. Sendo o trabalho mais icónico , imortal e imperdível o que ele deixou sobre a praia Scheveningen em 360•. Simplesmente fabuloso
Otavio Furtado
Oi Ana Paula, super obrigado pela dica! Não conheci mas fiquei super curioso. Numa próxima vez vou conferir com certeza.
Muito bom ter nossos leitores nos ajudando a completar as dicas. Obrigado!