Comida latino-americana no Rio de Janeiro

Restaurante aberto no primeiro semestre de 2014, o Tupac é mais um empreendimento do chef peruano Marco Espinoza, que assina como chef executivo. É seu primeiro restaurante de cozinha autoral contemporânea, onde ele mescla ingredientes brasileiros à tradicional culinária peruana. O nome do restaurante se refere ao último líder indígena do povo inca da época da conquista espanhola.

Na decoração do restaurante, estátuas incas de terracota e almofadas estampadas com os coloridos tecidos peruanos, além disso, todo um cuidado com a louça que foi criada e desenhada exclusivamente para a casa.

tupac1atupac5tupac6

 

 

 

 

 

 

 

 


Logo ao chegar é servido de cortesia um couvert elaborado com um saquinho de pães artesanais, acompanhado de purê de batata doce com caramelo toffee, croquete de queijo e manteiga de raspas e suco de limão, que vem ornada em ¼ de uma casca de limão. Tudo muito gostoso.

tupac3

O cardápio conta com muitos petiscos, dentre eles o clássico ceviche e tiraditos de atum, salmão e polvo. Optamos pelo Cremoso de quinoa, um croquete de quinoa recheado com camarão acompanhado de molho de rapadura e gengibre, primorosamente apresentado em uma porção de 6 unidades.

tupac4

Os pratos principais englobam peixes, frutos do mar e carne vermelha. O bom de ir acompanhado a restaurante é a possibilidade de pedir, e assim, provar dois pratos diferentes.

Uma das escolhas foi o Salmon novoandino, um medalhão de salmão recheado com um creme de quinoa e cogumelos, acompanhado de camarões com molho teriyaki de rapadura e rocoto (pimenta tipicamente andina). Prato bem servido e ornado com flores comestíveis.

IMG_9403

A outra escolha foi o Pulpo grillado, um vistoso tentáculo de polvo grelhado sobre purê de grão de bico e pimenta panca, que dá uma cor mais alaranjada ao grâo de bico. Sobre o purê acompanha pequenos cubos de queijo brie tostados e rodelas de salame.

tupac8

Como se já não bastasse a orgia alimentar, não paramos na parte salgada e pedimos de sobremesa o Clássico suspiro limeño, um manjar de leite, que lembra o nosso doce de leite acompanhado de um merengue de cor arroxeada em forma de suspiros. Estava delicioso e me remeteu imediatamente ao suspiro limenho que comi em Lima, in loco.

IMG_9411

Para acompanhar pedimos um vinho rosé brasileiro, que não foi a melhor pedida, porém a carta de vinhos é muito boa, priorizando vinhos latino-americanos. Mas se não estiver a fim de vinho, o restaurante oferece um cardápio variado de drinks que, assim como tudo, vêm muito bem apresentados.

Não foi uma conta barata – em torno de R$ 300,00 para duas pessoas – mas valeu o preço pago. Saímos muito satisfeitos com o atendimento e o almoço.

Endereço: Rua Aníbal de Mendonça, 132 – Ipanema – (21) 3592-4941